Blog Sue Giersbergen

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

TEXTOS... COM MATEMÁTICA

Quando estivemos a estudar o tópico Figuras no Plano e Sólidos Geométricos (Matemática), comparámos e classificámos ângulos (reto, agudo, obtuso e raso) e identificámos estes ângulos em figuras geométricas. 

Deste estudo, surgiu a ideia de construirmos diálogos entre ângulos. Que tal nos saímos?

 No País dos Ângulos

No país dos ângulos havia três famílias que viviam em comunidade. Certo dia lembraram-se de organizar uma festa para eleger o presidente da Angulândia. Concorreram três ângulos: um reto, que era o ângulo Retídio, um obtuso que era o Obtusídio e um agudo que era o Agudínio.
Eles fizeram uma campanha, o ângulo reto, que era muito correto prometeu:
- Eu vou construir muitas estradas e pontes e vou dar prémios a quem trabalhar mais. Vamos contribuir para uma sociedade mais justa.
O ângulo agudo, ao ouvir isto disse logo:
- Pontes, estradas…Nós precisamos é de espaços verdes.
O ângulo obtuso que era o mais revolucionário gritou:
- Vocês estão loucos. Nós temos é que trabalhar muito para organizar a nossa cidade.
No dia das eleições, a vitória foi do Obtusídio, porque todos os ângulos acreditavam que ele era o ângulo mais indicado para por a Angulândia no bom caminho.

Alexandre Félix
4º GC

Uma conversa entre ângulos
Era uma vez um ângulo reto que ia a passar ao pé da câmara dos ângulos, encontrou um velho amigo e disse:
- Como é que estás Obtuso Luís?
- Eu estou bem e tu?
 Eu também estou bem. - Disse o Reto Bernardo.
- Vejo que ainda te sentas com a perna aberta e direito.
 Tu ainda continuas a sentar-te torto e por isso andas torto.
Depois foram andando e falando até à praça. Entraram e encontraram o ângulo Giro Daniel. O Bernardo disse:
- Ainda estás giro como na escola! Onde é que trabalhas?
- Eu trabalho na câmara municipal.
-Eu também!
         Depois foram ao jardim. Sentaram-se num banco e um ângulo Raso jardineiro disse-lhes:
         -Olá.
         Depois o Bernardo olhou para a sua cara e perguntou-lhe:
         - Você chama-se João Carlos?
         - Sim.
         - João Carlos não te lembras de nós ?
         - Sim, vocês são o Bernardo o Luís e o Daniel.
          - Andaste a fazer tantas vezes a espargata que ficaste com as pernas abertas.
         Depois eles conversaram mais umas horas e foram-se embora.

   Bernardo Francisco
     4º GC

A Vaidade do Ângulo Reto
            
Era uma vez um ângulo reto que era muito vaidoso e que tinha a mania que era melhor que os outros.
O ângulo agudo que era muito magrinho estava farto de ouvir o seu amigo e disse-lhe:
 - Eu já estou farto da tua conversa, é sempre a mesma coisa, tens a mania que és um top model.
 - E tu conheces algum ângulo mais elegante do que eu? – disse o ângulo reto.
      O ângulo obtuso que era mais gordinho ouviu a conversa e disse:
- Eu sou mais gordo que vocês e não tenho problemas com isso, cada um é como é. Nós temos que saber respeitar os outros. Tu, ângulo reto, tens a mania que és bom mas parece que engoliste um garfo e ninguém goza contigo por isso. 

Diogo Henriques
4º GC
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário