"Será que o Bernardino conseguiu abrir a porta do coração do seu pai?"
Pois já temos algumas respostas do 4ºGC...
I - Bárbara Conceição
- É mau porque ninguém toca há anos esta música!
Bernardino ficou feliz com a modificação do seu pai. E explicou-lhe o que era ser mau e disse:
- Sabes pai, se nós queremos ter amigos bons, que nos respeitem, temos também de ser bons amigos e respeitá-los.
O pai do Bernardino aprendeu a lição e teve mais amigos.
II - Catarina Coutinha
Na primeira vez em que o Bernardino tocou para seu pai, ele não gostou porque achava que um leão não devia saber tocar flauta. Bernardino achou que devia treinar mais a sua música para ver se conseguia que o pai gostasse.
Então Bernardino tocou uma segunda vez para o pai. Mas ele tocou tão bem que o pai resolveu tornar-se um leão bom e amigo de todos.
III - Débora Jerónimo
... Bernardino conseguiu abrir a porta para o coração do pai através da música. Bernardino e seu pai foram até aos animais para eles conhecerem o seu novo pai, com coração de ouro, muito meigo, que não comia os animais…
Enfim, tudo ficou bem e todos os animais ficaram felizes e Bernardino conseguiu o que queria. E ele tornou-se tocador de flauta e nos concertos dele o seu pai dele dançarino. E aí todos os animais viveram felizes para sempre.
IV - Diogo Henriques
O Bernardino foi mostrar a música ao seu pai. Quando lá chegou, o pai não estava e resolveu ir à sua procura no trabalho. Assim que encontrou o pai, começou a tocar, mas o problema é que ele estava tão nervoso que se enganou quatro vezes.
O pai do Bernardino, que era muito exigente, zangou-se com ele e o pobre leãozinho voltou para casa muito triste. Então o Bernardino resolveu ensaiar muito para mostrar ao seu pai que ele era capaz.
Quando o pai chegou a casa, ele tocou maravilhosamente e o pai ficou muito orgulhoso. Então resolveu tornar-se um bom leão.
V - Paulo Raimundo Mendonça
Foi procurar o pai. Encontrou-o e tocou para ele.O pai ficou tão irritado, que só lhe apetecia comer o seu próprio filho. O filho fugiu e foi procurar outra coisa para lhe abrir o coração.
O Bernardino encontrou uma leoa bastante linda e pensou: “Será que ele vai-se apaixonar por ela?” E foi isso que aconteceu, o pai do Bernardino começou a ser feliz e nunca mais comeu ninguém.
BERNARDINO um conto de MANUELA BACELAR