Trabalhando a Matemática no 1ºAno - EB1 de Marim
De acordo com o número que saía num lançamento do dado, os alunos iam registando e efectuavam a operação "Adição"
Para fazer contagens e efectuar adições os alunos também recorrem ao colar de contas.
Com esta tarefa pretendeu-se desenvolver aspectos relacionados com a cardinalidade e a ordenação dos números até 10.
As sugestões de exploração referem-se a cartões com seis círculos. Os alunos começaram por colorir os círculos que estavam em cada cartão com 4 cores diferentes (por exemplo, encarnado, azul, amarelo e preto).
As sugestões de exploração referem-se a cartões com seis círculos. Os alunos começaram por colorir os círculos que estavam em cada cartão com 4 cores diferentes (por exemplo, encarnado, azul, amarelo e preto).
Posteriormente, pediu-se a dois ou três alunos que explicitassem o modo como pintaram o cartão. Em seguida sugeriu-se aos alunos que olhassem bem para o seu cartão e que o levantassem sempre que ele correspondesse ao critério que ele enunciava. Por exemplo: as 4 cores; 3 círculos azuis; só ter 3 cores; ter 2 círculos verdes; ter 2 círculos azuis e 4 encarnados.
Trabalhando com o mira - Turma do 1º e 2º Ano - EB1 de Marim
O mira é um material manipulável bastante motivador para a aprendizagem informal da Geometria, relativamente à exploração das simetrias. Associa a propriedade de reflexão do vidro acrílico à transparência, desenvolvendo nos alunos atitudes como a curiosidade, espírito de pesquisa e criatividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário