Blog Sue Giersbergen

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

M A T E M A T I C A N D O

Organização e Tratamento de Dados

           Os novos programas de Matemática do 1º Ciclo já incluem este tema, para que  as nossas crianças possam compreender muita da informação com que contactam no seu dia-a-dia, apresentada em forma de tabelas e gráficos.

             Eis uma das experiências vivenciadas pela turma do 1º AC, da Escola da Cavalinha:


              Realizámos um trabalho de recolha e organização de dados, dentro da própria turma. Como estávamos na semana da alimentação, foi seleccionada uma temática inerente, que todos achámos interessante. Depois de muito discutido, foi colocada a questão: 

Qual é o teu fruto preferido?

 Depois de seleccionadas as variáveis, cada um registou a sua preferência numa pequena folha, para que não houvesse qualquer influência. Procedemos à recolha de informação numa tabela de dupla entrada, onde cada um assinalou a sua escolha. 




Já dava para fazer uma rápida leitura. Passámos então à organização dos dados recolhidos numa tabela de frequências.




Mas, era preciso arranjar uma forma mais apelativa de apresentar esses dados e, simultaneamente, facilitadora de se retirar informações. E construímos um pictograma


Finalmente, passámos à análise. Fizemos contagens, tirámos conclusões, estabelecemos comparações, juntámos, calculámos diferenças, resolvemos problemas, levantámos novas questões, … 

Foi muito giro e enriquecedor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário