Blog Sue Giersbergen

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Projecto Bibliotecando - Bernardino - Articulação/ 1ºAC e 4º GC




 Lembram-se do desafio que o 1ºAC lançou aos colegas do 4º Ano?
"Será que o Bernardino conseguiu abrir a porta do coração do seu pai?"
Pois já temos algumas respostas do 4ºGC...


I - Bárbara Conceição
 
É claro que conseguiu, quando começou a tocar para o pai. O seu pai começou aos pulos e a dançar! O pai do Bernardino explicou porque é que era mau e disse:
- É mau porque ninguém toca há anos esta música!
Bernardino ficou feliz com a modificação do seu pai. E explicou-lhe o que era ser mau e disse:
- Sabes pai, se nós queremos ter amigos bons, que nos respeitem, temos também  de ser bons amigos e respeitá-los.
O pai do Bernardino aprendeu a lição e teve mais amigos.

II - Catarina Coutinha
 
Na primeira vez em que o Bernardino tocou para seu pai, ele não gostou porque achava que um leão não devia saber tocar flauta. Bernardino achou que devia treinar  mais a sua música para ver se conseguia que o pai gostasse.
      Então Bernardino tocou uma segunda vez para o pai. Mas ele tocou tão bem que o pai resolveu tornar-se um leão bom e amigo de todos. 

III - Débora Jerónimo

... Bernardino conseguiu abrir a porta para o coração do pai através da música. Bernardino e seu pai foram até aos animais para eles conhecerem o seu novo pai, com coração de ouro, muito meigo, que não comia os animais…
Enfim, tudo ficou bem e todos os animais ficaram felizes e Bernardino conseguiu o que queria. E ele tornou-se tocador de flauta e nos concertos dele o seu pai dele dançarino. E aí todos os animais viveram felizes para sempre.


IV - Diogo Henriques

O Bernardino foi mostrar a música ao seu pai. Quando lá chegou, o pai não estava e resolveu ir à sua procura no trabalho. Assim que encontrou o pai, começou a tocar, mas o problema é que ele estava tão nervoso que se enganou quatro vezes.
       O pai do Bernardino, que era muito exigente, zangou-se com ele e o pobre leãozinho voltou para casa muito triste. Então o Bernardino resolveu ensaiar muito para mostrar ao seu pai que ele era capaz.
      Quando o pai chegou a casa, ele tocou maravilhosamente e o pai ficou muito orgulhoso. Então resolveu tornar-se um bom leão.

V - Paulo Raimundo Mendonça
 
Foi procurar o pai. Encontrou-o e tocou para ele.O pai ficou tão irritado, que só lhe apetecia comer o seu próprio filho. O filho fugiu e foi procurar outra coisa para lhe abrir o coração.
O Bernardino encontrou uma leoa bastante linda e pensou: “Será que ele vai-se apaixonar por ela?” E foi isso que aconteceu, o pai do Bernardino começou a ser feliz e nunca mais comeu ninguém.





BERNARDINO um conto de MANUELA BACELAR   

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

PROJECTO BIBLIOTECANDO

      
          O Projecto de dinamização da leitura da E.B.1/J.I. de Olhão N.º 6 “Girando à volta das histórias” tem sido um sucesso. Já foram realizadas três sessões de animação da leitura.
         As sessões de animação de leitura contaram com o público de todas as turmas do 1.º ciclo e salas do pré-escolar da nossa escola e foram realizadas na sala polivalente.
 

          A primeira sessão foi dinamizada em Outubro, pela turma do 4.º J6. Uma dramatização sobre o livro “Não Quero Usar Óculos” de Carla Maia de Almeida e André Letria. 
           














  
          A segunda, em Novembro, pela turma do 4.º I6. A dramatização de uma história com muitas histórias para recordar os contos tradicionais com o nome: “Duas Histórias de Encantar”.


         Em Janeiro, foi a vez do 3.º/4.º H6 com a dramatização de “O Espantalho Enamorado” de Guido Visconti. 
 


         O 3.º/4.º H6 deixou um desafio a todos que consiste em se divertirem com a elaboração de espantalhos que posteriormente serão expostos na Biblioteca Escolar.
PARTICIPA!
         

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

NOVO DESAFIO DE ESCRITA

  
Apresentamos-te duas propostas de escrita que podes fazer em trabalho:
        - individual
        - a pares
        - em grupo
        - em turma

                                                   Escolhe uma delas.
Quando terminares, passa a limpo para uma folha A4 e ilustra a tua produção.
Entrega ao teu professor até 15 de Março.
Os trabalhos serão expostos na “Semana da Árvore e da Poesia”.
Diverte-te…

         
Estamos próximo da Primavera, do Dia da Árvore e da Poesia por isso o desafio de escrita do projecto “Histórias em Movimento” não podia deixar de estar relacionado com estas temáticas.
  • As propostas que te fazemos são as seguintes:  Continuar o poema “Plantar uma floresta” de Luísa Ducla Soares, acrescentando estrofes que introduzam outras utilidades da árvore, como, por exemplo: matéria-prima para medicamentos, vernizes, colas, carvão, rolhas, …
  • Tendo como exemplo o poema “SE…”, escrever um de tua autoria “ à maneira de… Luísa Ducla Soares” com as palavras: árvores – folhas – planta – corta – floresta – poesia – pássaros – flores – cores - mundo – crianças – vida – verde – ramos. 
  • Sobre o tema “Árvore” fazer um poema visual. 
 
Depois de realizares o trabalho, de acordo com a proposta que escolheste, passa-o a limpo para uma folha de papel de desenho de tamanho A4, ilustra e entrega ao teu professor.

Podes optar por responder a mais que um desafio.


Plantar uma Floresta

Quem planta uma floresta
Planta uma festa.

Planta a música e os ninhos,
Faz saltar os coelhinhos.

Planta o verde vertical,
Verte o verde,
Vário verde vegetal.

Planta o perfume
Das seivas e flores,
Solta borboletas de todas as cores.

Planta abelhas, planta pinhões
E os piqueniques das excursões.

Planta a cama mais a mesa.
Planta o calor da lareira acesa.
Planta a folha de papel,
A girafa do carrossel.

Planta barcos para navegar,
E a floresta flutua no mar.
Planta carroças para rodar,
Muito a floresta vai transportar.
Planta bancos de avenida,
Descansa a floresta de tanta corrida.

Planta um pião
Na mão de uma criança:
A floresta ri, rodopia e avança.                                                               

Luísa Ducla Soares 
A gata Tareca e Outros Poemas Levados da Breca, Lisboa, Teorema, 1990

Se
Se as casas tivessem asas
se as asas varressem o mar
se o mar coubesse no copo
se o copo jogasse à bola
se a bola fizesse Sol
se o Sol fosse à escola
se a escola se escondesse de segunda a sexta-feira
se sexta-feira se vestisse de encarnado
se o encarnado pintasse a chuva
se a chuva abrisse a porta
se a porta caminhasse pela rua
de braço dado com a Lua
se a Lua saltasse para a minha mão
e eu a comesse dentro de um pão!        
                                                               
      Luísa Ducla Soares,
   A Gata Tareca e outros poemas levados da breca,Teorema, 1990




segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

TEXTOS... COM MATEMÁTICA

Quando estivemos a estudar o tópico Figuras no Plano e Sólidos Geométricos (Matemática), comparámos e classificámos ângulos (reto, agudo, obtuso e raso) e identificámos estes ângulos em figuras geométricas. 

Deste estudo, surgiu a ideia de construirmos diálogos entre ângulos. Que tal nos saímos?

 No País dos Ângulos

No país dos ângulos havia três famílias que viviam em comunidade. Certo dia lembraram-se de organizar uma festa para eleger o presidente da Angulândia. Concorreram três ângulos: um reto, que era o ângulo Retídio, um obtuso que era o Obtusídio e um agudo que era o Agudínio.
Eles fizeram uma campanha, o ângulo reto, que era muito correto prometeu:
- Eu vou construir muitas estradas e pontes e vou dar prémios a quem trabalhar mais. Vamos contribuir para uma sociedade mais justa.
O ângulo agudo, ao ouvir isto disse logo:
- Pontes, estradas…Nós precisamos é de espaços verdes.
O ângulo obtuso que era o mais revolucionário gritou:
- Vocês estão loucos. Nós temos é que trabalhar muito para organizar a nossa cidade.
No dia das eleições, a vitória foi do Obtusídio, porque todos os ângulos acreditavam que ele era o ângulo mais indicado para por a Angulândia no bom caminho.

Alexandre Félix
4º GC

Uma conversa entre ângulos
Era uma vez um ângulo reto que ia a passar ao pé da câmara dos ângulos, encontrou um velho amigo e disse:
- Como é que estás Obtuso Luís?
- Eu estou bem e tu?
 Eu também estou bem. - Disse o Reto Bernardo.
- Vejo que ainda te sentas com a perna aberta e direito.
 Tu ainda continuas a sentar-te torto e por isso andas torto.
Depois foram andando e falando até à praça. Entraram e encontraram o ângulo Giro Daniel. O Bernardo disse:
- Ainda estás giro como na escola! Onde é que trabalhas?
- Eu trabalho na câmara municipal.
-Eu também!
         Depois foram ao jardim. Sentaram-se num banco e um ângulo Raso jardineiro disse-lhes:
         -Olá.
         Depois o Bernardo olhou para a sua cara e perguntou-lhe:
         - Você chama-se João Carlos?
         - Sim.
         - João Carlos não te lembras de nós ?
         - Sim, vocês são o Bernardo o Luís e o Daniel.
          - Andaste a fazer tantas vezes a espargata que ficaste com as pernas abertas.
         Depois eles conversaram mais umas horas e foram-se embora.

   Bernardo Francisco
     4º GC

A Vaidade do Ângulo Reto
            
Era uma vez um ângulo reto que era muito vaidoso e que tinha a mania que era melhor que os outros.
O ângulo agudo que era muito magrinho estava farto de ouvir o seu amigo e disse-lhe:
 - Eu já estou farto da tua conversa, é sempre a mesma coisa, tens a mania que és um top model.
 - E tu conheces algum ângulo mais elegante do que eu? – disse o ângulo reto.
      O ângulo obtuso que era mais gordinho ouviu a conversa e disse:
- Eu sou mais gordo que vocês e não tenho problemas com isso, cada um é como é. Nós temos que saber respeitar os outros. Tu, ângulo reto, tens a mania que és bom mas parece que engoliste um garfo e ninguém goza contigo por isso. 

Diogo Henriques
4º GC
 

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Projecto de Escrita – “Histórias em Movimento”




Mais respostas ao Desafio de Escrita proposto às turmas do 1º Ciclo, com base na descrição de uma gravura:



O quarto desarrumado

O que mais me impressiona é o quarto estar desarrumado. A parede está pintada de amarelo mas a parte da janela está melhor pintada. A menina chega da escola com a mochila às costas e uma boneca na mão, de cabelo comprido. A estante, que está no meio do quarto, é verde, tem quatro prateleiras desarrumadas com: duas chávenas, um açucareiro, dois pares de botas, uma casa de brincar, três bonecas e um boneco. A estante, por cima, tem um boneco papa-formigas, frigorífico, máquina de lavar e fogão de brincar. Nas portas da frente da estante estão pendurados um boneco com pijama e uma pele de peixe. Ao pé da porta, onde está o boneco com pijama, está um chapéu comprido no chão, um carrinho com um coelho e um boneco. Ao lado está uma cama com um crocodilo deitado para trás e uma boneca deitada para frente, tapados, e uma boneca a fazer a espargata, no chão. Junto à parede há uma mesa de bebés com dois bonecos. O chão é de cor-de-rosa. A janela tem cortinas brancas com riscas vermelhas na vertical. Se olharmos para a janela, podemos ver uma estrada com um autocarro amarelo e dois carros, um vermelho outro azul. Ao fundo há uma praia. A porta do quarto está aberta, vê-se um chão aos quadrados alternados e um banco, que tem em cima um vaso com uma flor murcha, precisando de água.  
Bernardo Francisco
 4ºGC                                                                                                                  
O quarto desarrumado

O que mais me impressiona nesta imagem é o quarto estar todo desarrumado. Por exemplo, à esquerda, há um armário verde que tem brinquedos desarrumados, em todas as prateleiras e até mesmo em cima dele, também há  alguns bonecos pendurados em cima das suas portas. À direita, há uma porta toda aberta que mostra um corredor, com uma flor dentro de  um vaso  que está em cima de uma mesa. Depois ao lado da porta está uma cadeirinha onde há um boneco com  uma tigela com comida em cima da mesa e por debaixo da cadeirinha está um boneco sentado. À frente, há  um carrinho com um boneco sentado e outro numa cestinha que há por baixo. Depois, está uma boneca deitada numa cama com um crocodilo, e depois, ainda há uma boneca a fazer a espargata. Finalmente, atrás,  existe uma janela onde se pode ver carros a passarem. E ainda no meio disto tudo, está uma menina com uma boneca na mão. Ela era alta, tinha um lindo vestido e umas lindas sapatilhas, usava óculos e tinha  um belo cabelo ruivo.
Catarina Coutinha
4º GC  



quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

MATEMATICANDO - GEOMETRIA

 Actividades com o geoplano - 1º Ano - EB1 de Marim

O geoplano é um recurso facilitador do desenvolvimento do sentido espacial e da compreensão e estruturação de conceitos geométricos.
Nesta aula centrada no tema Geometria, tópicos: Orientação Espacial e Figuras no Plano, solicitou-se aos alunos a reprodução de polígonos (triângulo, quadrado, rectângulo, pentágono e hexágono) no geoplano, com diferentes tamanhos e em diferentes posições. 
 



 
Os alunos também reproduziram as figuras do geoplano no papel ponteado.




Em grupos de 2, cada um desenhava no seu geoplano um poligono e descrevia-o para que o colega adivinhasse.



Os alunos gostaram desta experiência com o geoplano!
O Geoplano é um óptimo recurso para os alunos  explorarem problemas em Geometria.


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

PROJECTO BIBLIOTECANDO

 O Soldadinho de Chumbo
No âmbito do estudo da obra "O Soldadinho de Chumbo" de Hans Christian Andersen, foi sugerido aos alunos do 4º ano que escrevessem um novo final para a história. 









 
 Trabalho colectivo -  4ºGC



O soldadinho de chumbo, quando caiu à água pela segunda vez, foi encontrado por um cão. O cão cheirou-o e levou-o para o entregar à sua dona. A dona do cão era vizinha do dono do soldadinho de chumbo e, quando o cão lho entregou, ela resolveu devolvê-lo ao verdadeiro dono.
O soldadinho voltou novamente para a casa do rapaz. O rapaz pegou nele e colocou-o no castelo junto da bailarina. O soldadinho ficou radiante pois finalmente estava junto da sua amada.
Um dia, quando a janela estava aberta apareceu um casal de passarinhos que acharam muita graça ao casal de namorados. Então os pássaros pegaram neles e levaram-nos para fora do quarto. Como o soldadinho e a bailarina eram pesados, o casal de pássaros largou-os e eles caíram no jardim junto de uma menina que ali brincava. A menina gostou muito deles e levou-os com ela para casa.
Nessa casa, o soldadinho e a bailarina viveram felizes para sempre.
 Inês Mestre - 4ºGC


O peixe onde estava o soldadinho de chumbo  foi pescado por um pescador, que o vendeu a uma mulher. Essa mulher era a cozinheira do dono do soldadinho. Quando a cozinheira abriu o peixe, viu que lá dentro estava um soldadinho, ela lembrava-se que aquele soldadinho era do menino porque ele lhe tinha maçado a cabeça a dizer se o tinha visto. Ao saber que tinham encontrado o seu soldadinho, o menino ficou muito contente.
O soldadinho quando viu a bailarina de novo, achou que lhe devia contar a sua aventura. Assim que ela acabou de ouvir a história  disse que gostaria  de  viver uma aventura assim.
Então  o soldadinho com uma folha de papel fez um barco e pôs a bailarina lá dentro e os dois partiram para uma linda aventura.




Quando o soldadinho foi retirado da barriga do peixe a empregada entregou-o ao menino.
      À meia-noite, quando a magia chegava ao quarto tudo mudava... O soldadinho e a bailarina começavam a dançar ao som de uma música romântica. Certo dia, o rei que estava à janela, gostou tanto de os ver que os convidou para dançarem no seu salão. Eles dançaram tão bem que nem se notava que o soldadinho era perneta. Então o rei, encantado, convidou-os para viverem no castelo.
O soldadinho e a bailarina viveram felizes para sempre...

Bernardo Murta - 4ºGC
 


Quando a cozinheira abriu o peixe, viu o soldadinho de chumbo perneta e levou-o ao menino, que fez uma festa por o soldado perneta estar de volta.

Quando o menino ia jogar o soldado perneta para a lareira ele pensou: “Apesar de não haver madeira em casa, não o posso jogar para a lareira porque é raro haver bonecos só com uma perna.”

À meia – noite, houve uma festa de brinquedos, o soldadinho perneta ganhou coragem e perguntou à bailarina se queria casar com ele e ela disse que queria. Quando o génio apareceu disse:

- Eu já não vou fazer mais maldades.

Depois o soldadinho e a bailarina viveram felizes e o génio também.

 Bernardo Francisco - 4ºGC

Depois uma borboleta entrou pela janela e começou a levantar o soldadinho perneta e o monstrinho saiu da caixa de surpresas. A borboleta assustou-se e deixou cair o soldadinho no chão e ele partiu-se. O menino pediu ao seu avô para o arranjar e ele fez isso e também lhe pôs a outra perna.
Quando eles foram à festa, o soldadinho foi dançar com a bailarina e passou a ser bailarino em vez de soldado.
Rostyslav Kharuk - 4ºGC